Gilson Machado Neto (PL-PE), ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro (PL) e pré-candidato à Prefeitura de Recife, foi visto tomando banho na pia do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, Maranhão, na madrugada deste domingo, 23 de junho.
Após uma apresentação com sua banda, Brucelose, ele foi direto para o aeroporto, explicando em seu Instagram que, quando não há tempo para um banho de chuveiro, uma pia pode resolver o problema.
Quem é Gilson Machado Neto?
Gilson Machado Neto, que já foi ministro do Turismo durante o governo Bolsonaro, também liderou a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Em 2022, ele se candidatou ao Senado, ficando em segundo lugar com 29,55% dos votos válidos. Além de político, é sanfoneiro e líder da banda Forró da Brucelose, aparecendo frequentemente nas lives do ex-presidente Bolsonaro tocando seu instrumento.
Carreira e Posições Políticas
Machado Neto está atualmente em seu oitavo partido político, sendo filiado ao PL. Apesar de ainda não ter definido um vice-prefeito para sua candidatura em Recife, ele se declara conservador e cristão, alinhando-se às ideologias de extrema-direita de Bolsonaro.
Controvérsias
Punição por Ofensas a Lula
Este ano, a Justiça Federal aplicou uma "censura ética" a Machado Neto, imposta pela Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, devido a ofensas contra o presidente Lula (PT). Em uma postagem de novembro de 2021, Machado Neto insultou Lula, chamando-o de "safado, ex-presidiário e cachaceiro". A punição, baseada no Código de Conduta da Alta Administração Federal (CCAAF), ficará registrada em sua ficha por até três anos e tem um impacto político significativo para ex-autoridades.
Divulgação de Fake News
Durante seu mandato como ministro do Turismo, Machado Neto foi responsável por disseminar informações falsas. Em 2022, ele compartilhou uma capa falsificada da revista "Time" que proclamava Bolsonaro como "Prêmio Nobel da Paz 2022" e creditava a retirada de tropas russas da Ucrânia à visita de Bolsonaro à Rússia. Ele também postou uma imagem manipulada de um desfile de carnaval, alegando falsamente que uma encenação ocorrida em 2019 tinha relação com a pandemia de 2020.
Comentários Homofóbicos
Em uma live de 2020, Machado Neto criticou a peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", acusando-a de impor sexualidade à maioria cristã brasileira. Ele fez declarações ofensivas sobre sexualidade, gerando controvérsia e acusações de homofobia.