O presidente Lula (PT) fez críticas à falta de informações instaladas na galeria de ex-presidentes do Palácio do Planalto, que foi reinaugurada após ser danificada durante os atos de 8 de janeiro de 2023. Durante uma visita ao local, Lula destacou a importância de incluir um contexto explicativo para que a história do Brasil seja mais bem recebida pelos visitantes.
impeachment de dilma
“Eu quero que conte a História, a Dilma foi eleita, foi reeleita, depois sofreu impeachment, que foi um golpe. Depois esse aqui [apontando para Michel Temer] não foi eleito. Esse aqui tomou posse em função do impeachment da Dilma, tá? Depois esse aqui [apontando para Jair Bolsonaro] foi eleito em função das mentiras”, afirmou Lula, demonstrando sua insatisfação com a escassez de informações nas exposições.
Numa conversa com o Chefe de Gabinete Adjunto do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Valdomiro Luis de Sousa, o presidente criticou as fotos das galerias por apresentarem algumas explicações sobre os acontecimentos históricos. “Isso aqui é um dado que governou, não um dado que nasceu. Se você não explicar, ninguém entende”, declarou Lula, pedindo mais claro para o público que visita o palácio.
Lula também fez referência à necessidade de detalhes sobre os mandatos presidenciais passados, citando outros presidentes como Fernando Collor, Itamar Franco e Getúlio Vargas. “Tem que ser dito publicamente: Vargas foi eleito em 1930, foi cassado, voltou em 1950 eleito pelo povo e ficou até 1954 quando morreu, se matou”, concluiu, enfatizando que a galeria precisa transmitir a história de maneira precisa e educativa.
Para mais informações, acesse meionews.com