Um vídeo que está sendo amplamente compartilhado no Facebook mostra imagens da prestação de contas da campanha eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dando a entender que se trata do valor arrecadado através de uma campanha de doação via Pix para o ex-presidente. No entanto, essa afirmação é falsa e tem gerado desinformação nas redes sociais.
O vídeo apresenta um homem narrando a gravação de tela da página de prestação de contas disponível no site DivulgaCand do TSE, afirmando que estava verificando a suposta mobilização ocorrida na internet após a revelação do Pix de Bolsonaro. O narrador declara que a população teria "comprado a briga" do ex-presidente, mencionando números impressionantes como resultado dessa mobilização.
No entanto, a informação apresentada no vídeo é enganosa. Os dados mostrados na prestação de contas referem-se exclusivamente às doações feitas durante a campanha eleitoral de Bolsonaro à Presidência, ocorrida em um período específico e regulamentado pelo TSE. O UOL Confere, plataforma de checagem de fatos, e Aos Fatos também analisaram esse conteúdo e o classificaram como falso, pois não possui respaldo factual e pode ser desmentido de forma objetiva.
A campanha nas redes sociais que pede doações via Pix para ajudar Bolsonaro a pagar multas judiciais em processos nos quais ele é réu tem sido um tema em destaque recentemente. Entretanto, é importante ressaltar que o vídeo em questão não está relacionado a essa campanha do Pix do ex-presidente.
Essa desinformação viralizou rapidamente, acumulando cerca de 64 mil visualizações até o momento. É fundamental que os usuários das redes sociais estejam atentos à veracidade das informações compartilhadas e busquem fontes confiáveis para obter dados precisos.