VÍDEO! Prefeito expulsa e demite médico 'fantasma', acusado de receber R$ 60 mil sem trabalhar

De acordo com o Ministério Público (MP), o médico, identificado como Flávio, teria recebido pagamentos por 45 plantões realizados entre os dias 1º de agosto e 29 de setembro de 2023.

Médico foi demitido da Unidade de Pronto Atendimento em Valinhos. | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O prefeito de Valinhos (SP), Franklin Duarte de Lima (PL), decidiu exonerar um médico acusado de receber R$ 60 mil sem ter cumprido expediente. O profissional, que atuava como coordenador em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), era contratado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cimetro).

De acordo com o Ministério Público (MP), o médico, identificado como Flávio, teria recebido pagamentos por 45 plantões realizados entre os dias 1º de agosto e 29 de setembro de 2023. Contudo, durante esse período, ele estava de férias na Europa, sem trabalhar.

As irregularidades envolvendo o médico começaram a ser denunciadas em 2023, quando servidores públicos relataram que ele era remunerado por plantões que não realizava. Na época, Franklin Duarte, então vereador, levou o caso ao MP e solicitou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que acabou sendo rejeitada pela Câmara.

Após assumir a prefeitura, Duarte determinou à Secretaria de Saúde que interrompesse qualquer vínculo ou escala envolvendo o médico. No entanto, Flávio compareceu à base do SAMU em 4 de janeiro deste ano, alegando estar de plantão. Ao ser informado, o prefeito foi até o local e o retirou pessoalmente, reforçando sua decisão de afastá-lo de todos os serviços de saúde municipais.

Além de Flávio, outros três médicos foram identificados pela Secretaria de Saúde como envolvidos em práticas semelhantes, recebendo sem cumprir os plantões agendados. Uma dessas profissionais pediu demissão logo após a exoneração do coordenador.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES