A vereadora Teresinha Medeiros trouxe à tona na Câmara Municipal a problemática que tem afligido toda população de Teresina e de todos os municípios do Piauí.
Segundo a vereadora, o coordenador da Defesa Civil, tenente Antonio Linhares, relatou que durante trabalho de monitoramento, a equipe flagrou grande quantidade de lixo, resto de vegetação morta em área verde que facilitam a probabilidade de incêndio na cidade.
A vereadora propôs Indicativo de Lei para crição de uma campanha informativa e educativa para alertar a população sobre os perigos de queimada de lixo doméstico. "Infelizmente ainda temos muita falta de conhecimento das pessoas, principalmente na zona rural".
Meses mais quentes do ano
Segundo a vereadora, o Piauí vive os meses mais quentes do ano quando os problemas são acentuados, com queimadas e superlotação nos hospitais por conta das queimadas que fragilizam as pessoas, especialmente crianças e idosos.
"É preciso ter uma ação informativa para que famílias tenham conhecimento do prejuízo de que pequenas queimadas podem gerar um incêndio maior e prejudicar saúde de nosso povo", disse a vereadora, declarando que a Prefeitura Municipal de Teresina faz coleta de lixo três vezes por semana para evitar o acúmulo nas residências.
Coleta de lixo na zona rural
A vereadora chamou a atenção da Prefeitura de Teresina para a coleta de lixo na zona rural e citou comunidades da região Poço, Buqueirão, São Vicente, Campestre Norte, que só tem um carro fazendo a coleta nas segundas-feiras. "Esse carro pequeno começa a coleta e não termina pois há acúmulo de lixo e não tem como recolher todo material", relatou Teresinha Medeiros, solicitando que a PMT coloque pelo menos dois carros em dois dias da semana.