O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira, 4, que o programa Voa Brasil, que visa disponibilizar passagens aéreas por menos de R$ 200 para grupos específicos, iniciará suas operações neste mês.
O programa, mencionado pela primeira vez no ano passado pelo ex-ministro de Portos e Aeroportos Márcio França, atualmente ministro de Empreendedorismo, teve seu lançamento adiado diversas vezes, previsto inicialmente para fevereiro.
O anúncio ocorreu durante o lançamento do programa Asas para Todos, uma iniciativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que visa promover a diversidade, inclusão e capacitação no setor aéreo.
Embora ainda não lançado, golpistas têm utilizado o nome do programa para aplicar golpes contra consumidores. O Ministério dos Portos e Aeroportos emitiu um alerta em sua página na internet, esclarecendo que o Voa Brasil está em fase final de ajustes e não há regras definidas para participação. O comunicado orienta os cidadãos a denunciarem qualquer solicitação de pagamento para inclusão no programa através dos canais de atendimento ao usuário do ministério.