W. Dias comunica que Brasil deve receber vacina para crianças no dia 10

Governador do Piauí disse que estados montam estrutura para distribuição rápida da vacina aos municípios

Wellington Dias | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador Wellington Dias informou nesta terça-feira, 4, que o Ministério da Saúde, em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a confirmação para o dia 10 de janeiro da entrega para o Brasil da compra de vacinas da Pfizer voltada para imunização de crianças entre 5 a 11 anos. Segundo o governador e coordenador do Fórum de Governadores do Brasil para temática vacina, pode ter algum atraso, mas a previsão é 10 de janeiro.

Segundo Dias, pelo Fórum de Governadores do Brasil, está sendo feito trabalho integrado com municípios para uma rápida distribuição para as cidades. “Na maioria dos estados, em 48 horas, é possível garantir a presença dessas vacinas em todos os municípios e daí, então, começar a vacinação”, explica o governador, declarando que há empenho dos estados e municípios em garantir a celeridade da imunização desse público. 

“A vacinação de crianças é importante para o calendário escolar”, disse.

Governador diz que vacinação para crianças é importante para calendário escolar 

Conforme o Ministério da Saúde, a previsão é que as doses da Pfizer, única autorizada para crianças, comecem a ser aplicadas a partir da segunda quinzena de janeiro. “Esperamos a chegada de vacinas para crianças de 5 a 11 anos, a partir do próximo dia 10 de janeiro, segundo o contato que fiz com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Dias anunciou ainda o apoio à solicitação de autorização de emergência realizada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde ao Ministério e à Anvisa para que as crianças de 4 anos também sejam vacinadas, atendendo a uma demanda dos setores da educação, já que elas iniciam no ensino Infantil nesta faixa idade.

“Em uma agenda que tivemos com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e, a partir de uma pauta que foi trazida por setores da Educação, também solicitamos as providências necessárias do Ministério e da Anvisa para autorização de vacina para crianças a partir de 4 anos, por conta da regra da Educação Básica, que inicia nesta idade o ensino Infantil”, declarou.

O gestor estadual reforçou que a ampliação da faixa etária de vacinação vai garantir maior segurança no retorno das crianças às escolas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES