Pré-candidato a governador pelo Cidadania, Washington Bonfim inicia série de viagens pelo interior e percorrerá as cidades de Altos, Cmpo Maior, Boa Hora, Piripiri, Parnaíba, Cocal da Estação. Em todas as cidades serão realizadas reuniões com lideranças e pré-candidatos a deputados federais e estaduais.
Washington Bonfim declara que no final de 2021 esteve reunido com o empresário João Vicente Claudino e o presidente do Podemos no Piauí, Egídio Ismael e o presidente do diretório municipal Fábio Sérvio. "Está bem encaminhada a questão de aliança para chapa majoritária", informa, enfatizando que a direção estadual do Podemos pode ficar com uma vaga para disputar o Senado.
"Esperamos o desdobramento de conversas e reuniões em Brasília com a direção nacional do Cidadania, PSDB e o próprio Podemos em torno de uma eventual federação", disse, destacando que a vaga de vice-governador está sendo discutida internamente no Cidadania e a perspectiva é viabilizar um nome feminino do extremo sul do Estado.
Segundo Bonfim, um nome do extremo sul do Estado seria interessante para dar abrangência estadual à chapa majoritária.
Perspectiva de dar ao Piauí um governo com destino diferente
Washington Bonfim diz que se apresenta com a perspectiva de dar ao Piauí um governo com destino diferente. "Discutimos com todos os parceiros seja como pré-candidatos e partidos aliados", disse, enfatizando que o Cidadania elaborou uma carta programa com destaque para 5 eixos importantes, que abrangem o desenvolvimento do estado de forma sustentável, com foco nas energias renováveis.
A Carta ao Piauí destaca ainda a Juventude, com foco na educação e segurança pública, tecnologia e melhoria de vida; o emprego como setor fundamental com o objetivo de estimular os municípios na questão do sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto para gerar empregos, aproveitando o marco regulatório do saneamento.
A carta trata ainda sobre a política social, com experiências bem-sucedidas adotadas em outros estados como a redução do ICMS dos produtos da cesta básica. Outro ponto relevante é a participação da mulher.
Bonfim diz que nesta caminhada são vários os desafios e um deles é seguir firme com a pré-candidatura. "Temos parciros para coligação majoritária e queremos formar uma chapa proporcional competitiva, com pessoas aguerridas que acreditam na mudança, pois as duas candidatuas principais representam a mesma coisa, uma política que perdura há muito tempo e até agora não trouxe soluções para mudar a face do estado", diz, declarando que tem dialogado e há convicção de que a candidatura vai crescer ao longo da pré-campanha e período eleitoral.
O pré-candidato disse que tem conversado com o PSDB, com o atual presidente estadual e em nível nacional há uma discussão em torno de federação envolvendo PSDB e Cidadania, que teria impacto no Piauí nos próximos 4 anos. "Vejo com preocupação um certo esvaziamento do partido em função do atrelamento forte ao bolsonarismo. Mas isso é uma questão que só o PSDB pode resolver".