O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou nesta terça-feira (19) que o governo implementará Inteligência Artificial para realizar uma análise detalhada do programa Bolsa Família, garantindo o pagamento apenas aos beneficiários legítimos.
Segundo o ministro, atualmente cerca de 2% das famílias recebem o benefício sem atender aos critérios estabelecidos. Ele enfatizou o compromisso do governo em alcançar uma eficiência de 100%.
QUAL A RAZÃO? Em junho do ano passado, o governo federal lembra que publicou uma portaria que alterou os documentos que devem ser apresentados pelas famílias para fazer ou atualizar seus registros, com um "ajuste importante" no procedimento de cadastramento ou atualização cadastral de famílias unipessoais.
"Além de apresentar os documentos obrigatórios, comuns a todos os tipos de composição familiar, elas têm que assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo com a veracidade das informações prestadas ao Cadastro Único", explicou a pasta.
A revisão do Cadastro do Bolsa Família, segundo o governo, também buscará atualizar informações sobre o rendimento das pessoas que solicitam o benefício para checar se elas ainda se enquadram nas regras do programa social.