Wellington Dias é empossado na APL: “Sei o tamanho da responsabilidade”

A Sessão Solene de Posse do novo imortal aconteceu no Centro de Convenções de Teresina, no formato híbrido.

Wellington Dias | Gabriel Paulino
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em solenidade realizada na noite deste sábado (19), o governador e escritor Wellington Dias tomou posse na Cadeira 12 da Academia Piauiense de Letras (APL), que teve como último ocupante o acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves. Ele foi eleito para a Academia em 12 de fevereiro passado.

A Sessão Solene de Posse do novo imortal aconteceu no Centro de Convenções de Teresina, no formato híbrido. O discurso de recepção ao novo acadêmico foi proferido pelo presidente da APL, Zózimo Tavares. A cerimônia contou com a presença de autoridades e convidados.

Sobre a posse na APL, Wellington Dias disse que tem uma paixão muito grande pela cultura e gosta de escrever e teve o privilégio de publicar alguns livros. “Agradeço aos membros da Academia que me acolheram hoje aqui ao tomar posse. Sei o tamanho da responsabilidade de ocupar a cadeira que teve como patrono, Coelho Rodrigues, um dos maiores juristas desse país, respeitadíssimo por tudo que escreveu e ocupada recentemente por Wilson Gonçalves, entre tantos que por aqui passaram. Poder, aqui, agora me sentir também estimulado a voltar a escrever e poder contribuir com a cultura ainda mais no Estado do Piauí”, enfatiza o novo membro da APL.

Leia Mais

Wellington Dias na cerimônia de posse na Academia Piauiense de Letras. (Foto: Gabriel Paulino)

Zózimo Tavares falou que a Academia tem dois momentos marcantes: “um de muita tristeza quando a gente se despende de um acadêmico; e outro de muita alegria quando a gente recebe um novo acadêmico. Então, é com esse sentimento de alegria e contentamento que a gente recebe o escritor Wellington Dias na Cadeira 12 da Academia Piauiense de Letras. É um contista, é um cronista, e é uma pessoa que tem muito envolvimento com a área cultural desde a juventude. Como eu digo, é um escritor que a política tomou emprestado e ainda não devolveu”, resumiu o presidente da APL.

Novo imortal, Wellington Dias discursa na cerimônia de posse da Cadeira 12. (Foto: Gabriel Paulino)

A deputada federal Rejane Dias, esposa do novo membro da APL, fez questão de lembrar que desde que conheceu Wellington Dias, “ele gostou de escrever, e ele sempre falava dos contos, das histórias, da infância dele em Paes Landim e depois em Oeiras. E eu achava tão interessante porque ele também tem uma forma de escrever e contar que é muito engraçada. Então, é algo que realmente é da característica dele. E melhor ainda, agora, esta noite realmente é muito importante para ele, e para nós que fazemos parte da família, pois se torna agora um imortal da Academia Piauiense de Letras, então, é um motivo realmente de muito orgulho”, frisa a primeira-dama, acrescentando que Wellington Dias sempre gostou de literatura, sempre gostou de escrever contos e, agora, “tendo a oportunidade de ser honrado de estar entre os ilustres das cabeças pensantes que inspiram todos nós”, conclui.

Confira fotos da solenidade de posse de Wellington Dias na APL:

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES