Divulgada na segunda-feira (05) uma nova rodada de pesquisa XP/Ipespe sobre a disputa presidencial em 2022 mostra o ex-presidente Lula (PT) numericamente à frente do atual líder do Planalto, Jair Bolsonaro (sem partido). O petista desponta com 29% das intenções de votos, enquanto o atual presidente aparece com 28%.
No levantamento anterior feito pelo Instituto, Bolsonaro tinha 27% e Lula aparecia com 25%. A mensuração mostra um avanço consolidado do pretenso candidato do Partido dos Trabalhadores desde que as suas condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Após os dois mais citados no levantamento surgem o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido), com 9% das intenções cada.
O XP/Ipespe ainda projetou o cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, apontando uma vantagem de quatro pontos percentuais para o petista, que aparece com 42% das intenções ante 38% do atual presidente.
Ao todo, foram realizadas mil entrevistas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.