883 veículos foram roubados em Teresina este ano, diz Polinter

883 veículos foram roubados em Teresina este ano, diz Polinter

As quadrilhas especializadas em roubo de carros e motos estão cada vez mais ousadas em Teresina. Ontem uma delas invadiu uma casa e levou o veiculo da família na bairro Promorar, na zona Sul da Capital. O proprietário, Irandir Castro, foi abordado por assaltantes e conta como tudo aconteceu.

“Eram três assaltantes, pedindo dinheiro, dinheiro e começaram a me espancar, me derrubaram no chão e fizeram o terror. Eles disseram que iriam atirar em mim com revólver na minha cabeça. Eles perceberam que estava começando chegar gente e então saíram. Ele entraram no carro e levaram”, contou.

Já a dona de casa Luzia Nunes, em assalto ocorrido na semana passada, teve a própria moto levada por criminosos. “Quando eu cheguei na rua da minha casa, eles me abordaram com revólver 38 e entraram na frente da moto e tomaram. Eu não tive reação e eles levaram minha moto”, afirmou.

Um outro homem, que prefere não se identificar, relata o roubo de seu veículo. “Eles me abordaram com paus e armas”, contou.

No pátio da Polícia Interestadual (Polinter), no bairro Dirceu, há inúmeros veículos recuperados pela polícia. Antes, os criminosos tinham preferencia por utilitários, carros com maior poder de revenda. Esses veículos eram roubados no Piauí e vendido em outros estados. A ação das quadrilhas mudou, os criminosos buscam carros menores, isto é, mais compactos que são usados em assaltos.

Geralmente os veículos menores são recuperados em uma semana pela polícia, em 15 dias ou então são abandonados pelas quadrilhas. As motocicletas são mais roubadas do que os carros em Teresina. A maioria das quadrilhas roubam as motos para retirar as peças.

Um levantamento feito pela Polinter aponta que de janeiro a maio de 2017 foram roubados na capital 883 veículos, sendo que 996 foram recuperados. E 189 pessoas foram presas através de mandados e 184 foram presas em flagrante.

O delegado Cadena Júnior falou sobre o trabalho desenvolvido pela polícia. “A prisão de 184 indivíduos faz diminuir também o número de assaltos, inclusive os homicídios também”, afirmou.

Tópicos
SEÇÕES