Arthur Leal, Delegado de Parnaíba, participou por telefone no Programa Agora e fez considerações sobre a tragédia envolvendo a morte de empresários e a esposa de um deles na tarde desta segunda-feira (24).
“Em primeiro lugar gostaria de dizer que a população parnaibana está de luto. O crime foi muito bárbaro e os envolvidos, Edilson e Mateus são pessoas queridas, bastante conhecidos. Hoje pela manhã alguns funcionários das empresas prestaram depoimento e os policiais que lá estavam. A família agora não pode falar por conta da comoção. Tudo nos leva a crer que se trata de uma rixa comercial. O relacionamento entre eles era bom, mas Edilson vinha passando por uma crise financeira, há informações de que haveria uma dívida financeira entre eles. O crime foi planejado, pois tinha uma elevada carga de munição. Testemunhas afirmam que a esposa dele, Socorro, foi tentar controlar o marido, e por isso foi alvejada. A cidade toda está em luto”, declarou o Delegado Arthur Leal.
Segundo a psicóloga Alcione Garcia, profissional de comportamento humano, acredita que quandoo ser humano guarda fortes sentimentos ruins pode agir de maneira impensada.
“Quando a pessoa guarda muito sentimento ruim, pode com o acúmulo de estresse agir de maneira impensada, saindo do limite. Dependendo da situação que a pessoa vive e até medicamentos, insônia e sentimentos acumulados pela vida inteira pode em algum momento 'estourar'. A ciência afirma que a situação financeira atinge em muito o ego dos homens, as mulheres conseguem apaziguar mais. Mesmo em um surto, ele poderia ter parado para pensar. Eu acredito que após perceber a tragédia que fez, ele teve ideia de que a única saída seria a morte, até mesmo pelo envolvimento de sua esposa na história”, declarou Alcione Garcia.
Segundo ela, o temperamento calmo de algumas pessoas, como no caso de Edilson, que ocasionou a morte de sua esposa e de um empresário, pode influenciar na tomada de decisão.
“Quando a pessoas se expõe e não guarda as coisas para si, desabafa, ela lida melhor com seus sentimentos. Temos que ter autoconhecimento para poder nos controlar, até mesmo exercícios físicos e algumas técnicas ajudam no controle das ações. Como por exemplo, a respiração, um exercício simples, com a respiração profunda para assimilar uma nova emoção e muitas terapias, como a psicoterapia que trabalha o equilíbrio do ser humano com o mundo. Além disso, a espiritualidade e a fé é importante e necessário”, finalizou Alcione Garcia.
Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook