Agência autoriza prefeitos a gerirem consórcio na linha THE-Timon

Agência autoriza prefeitos a gerirem consórcio na linha THE-Timon

A empresa Timon City voltou a circular entre o município maranhense e Teresina nesta segunda-feira, depois que uma ordem judicial no final de 2015 havia impedido o funcionamento da empresa. A equipe do Programa Agora entrou em contato com o dono da empresa, que está viajando, após receber a informação de que a tarifa cobrada é de R$ 2.50 e que não há autorização judicial que permita a circulação dos ônibus.

Essas informações foram confirmadas pelo vereador de Timon, Jair Mayner, que vem acompanhando se processo de perto. “Até hoje de manhã no site da ANTT somente uma empresa detém esse poder de rodar entre as duas cidades”, disse.

A polêmica sobre o transporte público de Timon acontece desde o ano passado quando a nova empresa iniciou funcionamento, com 20 ônibus climatizados, acesso à internet wi-fi e tarifa de R$ 2,00. Até então somente a empresa Dois Irmãos tinha autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestre para operar à mais de 20 anos. Para a população, a concorrência é necessária.

“Nós precisamos de mais empresas e com esses novos ônibus as pessoas não demoram mais na parada”, disse um usuário.

Diante do impasse, desde setembro de 2015, as prefeituras de Timon e Teresina assinaram um protocolo de intensão que foi ratificado pelas câmaras municipais das duas cidades. Um consórcio foi criado, com o objetivo de pleitear a delegação e autorização do transporte interestadual, que hoje é de competência da ANTT.

No mês de janeiro foi dado entrada a um pedido de delegação e se espera que até o final de março esta seja efetivada. Assim, após isso, o município terá ainda mais de um ano para realizar uma licitação aberta para todo o Brasil.

Tópicos
SEÇÕES