Agricultor familiar afirma ter perdido 20 toneladas de melancia e culpa Governo Estadual

Agricultor familiar afirma ter perdido 20 toneladas de melancia e culpa Governo Estadual

O agricultor familiar, Antônio Cornélio, esteve no Programa Agora para denunciar esquema de compra de afrutas e verduras na Ceapi, em Teresina.

Antônio costuma cultivar melancia, além de milho e feijão em sua roça, na zona rural da cidade. Após colheita, ele coloca os alimentos em seu transporte e trás a Ceapi para vender a um preço justo, porém afirma que não consegue vender e já chegou a perder mais de 20 toneladas de melancia. Ele reclama o fato da prefeitura e do estado não adquirir o produto para merenda escolar. Segundo ele, o governo prefere comprar frutas vindas de outros Estados, como o Ceará.

“Nós vendemos essa mercadoria na avenida de Nazária e uma parte para o Maranhão. Mas ainda tem mais de 2 mil melancias estragadas no campo, que somando dá entre 18 e 21 toneladas de perca. O Governo Federal compra, mas o trâmite é feito pelo Governo do Estado, então há dinheiro disponível para compra direta do governo federal e não compram do agricultor familiar. O estado não legalizou o recadastramento das famílias para ter compra e venda. Falam muito de uma agricultura familiar, mas isso é tudo engano. Nós sabemos que a lei do Ministério da Educação que diz que 30% da merenda escolar deve ser de agricultura familiar, mas em Nazária isso nunca foi feito”, declarou Antônio Cornélio.


Tópicos
SEÇÕES