Analistas comentam nomes aprovados e desaprovados em pesquisa

Analistas comentam nomes aprovados e desaprovados em pesquisa

O Instituto Ipsos  divulgou nesta segunda-feira(28) uma pesquisa que mostrava o grau de aprovação e desaprovação de políticos e de juízes. A pergunta era: "Você aprova esse nome?". A pesquisa destacou Luciano Huck com 44% de aprovação, seguido de Lula em segundo lugar. O pior colocado foi Aécio Neves com apenas 3% de aprovação. Na desaprovação, Aécio Neves lidera com 91%, em segundo vem José Serra e Geraldo Alckmin em terceiro, três políticos do PSDB. Luciano Huck é o menos desaprovado, com 42%.

O jornalista Ananias Ribeiro, acredita que a população confunde a imagem de Huck como apresentador de TV, pois o mesmo ainda não teve atuação política. 

No âmbito da Justiça, a pesquisa apontou que Sérgio Moro tem 55% de aprovação, seguido de Joaquim Barbosa com 47% e o menos aprovado é Gilmar Mendes, com 3% apenas. Na desaprovação, Gilmar Mendes é líder com 67%, seguido de Rodrigo Janot com 52% e o menos desaprovado é Joaquim Barbosa, com 36%.

A correspondente da Rede Meio Norte em Brasília, Samantha Cavalca, após conversa com o deputado federal Jair Bolsonaro, percebeu a mudança de discurso do pré-candidato a presidente. Questionado sobre homofobia, ele declarou que não é homofóbico. Afirmou que é contra a discussão sobre gênero nas escolas para crianças, que segundo ele, despertaria cedo a sexualidade.

Na política estadual, o senador Elmano Ferrer tem acompanhado João Henrique em suas visitas pelo interior do Estado. Isso pode ser um sinal de adesão. Elmano tentou minimizar a polêmica e disse que não entra na disputa interna do PMDB e que apenas atendeu de forma gentil o convite de João Henrique.

O deputado federal, Mainha, já se reuniu com a sua indicação para a Chesf no Piauí. Trata-se do Dr. Bruno Ferreira Correia Lima. Mainha ficou com os cargos do deputado Rodrigo Martins, devido o mesmo ter votado contra Temer no Congresso a respeito da denúncia da PGR. Sobre o PSDB, o partido pode ter dificuldade em reeleger a sua bancada na Alepi. Se for candidata pelo PP a deputada estadual, Luci Silveira, esposa de Firmino Filho, poderá tirar os seus votos da mesma fonte do deputado Firmino Paulo, que é sobrinho do prefeito de Teresina. 

O deputado Luciano Nunes(PSDB), disse que vai disputar a reeleição para deputado e que o comando do partido no Piauí, ficará com Firmino Paulo que já demonstrou bastante interesse em assumir o comando da sigla a nível de Estado. Para o jornalista Ananias Ribeiro, o prejuízo que a candidatura de Luci poderá trazer ao PSDB, será a ameaça à cadeira de Firmino Paulo.

No final do quadro Jogo do Poder, o jornalista Arimatea Carvalho informou em primeira mão que a nota piauiense aumentou a arrecadação do Estado e hoje, o Piauí é o terceiro do Nordeste em arrecadação própria. Tudo isso, graças ao monitoramento da Sefaz, que em breve, vai lançar um serviço que vai orientar o consumidor onde encontrar um determinado produto mais barato. As informações foram repassadas pelo secretário Estadual de Fazenda, Rafael Fonteles.

Tópicos
SEÇÕES