Assis Carvalho reafirma que Lula será candidato a presidente

Assis Carvalho reafirma que Lula será candidato a presidente

O presidente do PT no Piauí, deputado federal Assis Carvalho, em entrevista ao Jogo do Poder do Agora da Rede Meio Norte na tarde desta quinta-feira (24), reafirmou que o candidato a presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores será Lula. O ex-presidente está preso há 40 dias. 

“Lula é um preso político e, como preso político, a lei nos permite lançar o Lula pré-candidato a presidente, e o Partido dos Trabalhadores, por unanimidade. A sua direção já tinha decidido colocar o nome de Lula no dia 15 de agosto. A bancada federal, por unanimidade, e agora na reunião dos governadores de ontem, houve compreensão que não tem sentido Lula não ser candidato, até porque as pesquisas nos conduzem a isso. Então Lula é o nosso candidato e será registrado no dia 15 de agosto”, afirmou o deputado. 

Assis Carvalho falou sobre a possibilidade de o TSE barrar o nome do ex-presidente por ficha suja. “Dificilmente o TSE fará isso, porque você pode até olhar a manifestação da Carmem Lúcia [Presidente do STF] de ontem desautorizando o ministro que afirmou que poderia barrar de ofício, e aí ela disse que ele nem pode falar isso porque a lei faculta o direito de registrar. Nós temos 120 prefeitos condenados em segunda instancia dirigindo por liminar legalmente pelo país. Então enquanto houver recursos, você tem o direito de se candidatar. Claro que até o dia 17 de setembro nós temos a decisão a ser tomada, e acabe ao Lula tomar uma decisão e se após o dia 17 de setembro, substituir um candidato, ele continuará candidato ou ele decide se vai para as urnas”, disse. 

Com o ex-presidente preso, quem fará a campanha? “Milhões de Lulas", diz. E acrescenta: "O presidente disse que a prisão política dele faz com que ele ande pelas nossas pernas e fale pelas nossas bocas. Não é só o Lula, porque hoje nós somos milhões e é por isso que o Lula está disparadamente nas pesquisas com mais de 40 dias preso, e está o dobro do segundo colocado”, disse. 

O deputado também explicou como será o pré-lançamento da campanha de Lula, previsto para o dia 09 de junho.  “O pré-lançamento será dia 09 de junho em Belo Horizonte. O que nós vamos fazer agora dia 27 nós chamamos de ‘aquecimento’, onde houver um diretório do PT se junta 20/30 pessoas para dizer naquele município que o Lula é pré-candidato, com direito previsto em lei”, declarou. 

“Aqui em Teresina nós vamos fazer o pré-lançamento dele  e temos dois eventos no domingo. Nós estamos fazendo a caminhada Lula Livre, saindo ali da Cepisa até o Dirceu; e depois vamos para atividade fechada para fazer o pré-lançamento da pré-campanha do Lula como está orientado pela diretoria nacional”, informou. 

Bastidores da Política 

O deputado estadual Robert Rios, pré-candidato ao Senado na chapa de Luciano Nunes (PSDB), que disputa vaga de governador do Piauí nas eleições deste ano, concedeu entrevista ao Jogo do Poder. O deputado falou sobre rumores de que estaria distanciando a relação do pré-candidato ao governo com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). 

Robert nega que esteja ‘contaminando’ a campanha do tucano. “Eu recebi mensagens de vocês de que pessoas próximas de Firmino diziam que eu estava contaminando a campanha de Luciano, e isso não é verdade. Contamina a chapa é quem está envolvido na Lava Jato, em corrupção, coisa que não estou [envolvido]. Tenho maior apreço pelo prefeito Firmino, torço para que cada dia mais ele ajude Teresina. Mas ele pode esperar de mim elogios e criticas”, disse. 

“Sobre minha relação com o Luciano  e o Firmino, é a mesma relação que eu tenho com vocês e com qualquer piauiense. É uma relação verdadeira. Eu sou uma pessoa livre, independente e digo o que quero. Eu sou um homem absolutamente libre e, assim como sou libre, as minhas palavras também são livres”, comentou Robert. 

Deputado ainda elogiou o prefeito da capital. "Acho o Firmino um prefeito fantástico e ninguém na história de Teresina ajudou mais a cidade que o prefeito. Mas ele não é  imune a nenhuma crítica. O deputado Robert Rios existe para apontar e, posso até estar errado nas minhas criticas, mas tenho jeito de fazer”,  ressaltou. 

“O Luciano Nunes é a pessoa mais ligada ao Firmino na política. O  Luciano é hoje candidato porque foi inspiração do próprio Firmino que procurava um rosto novo, uma pessoa que pudesse estimular a juventude e que pudesse reascender a esperança no Piauí nesse momento difícil. Então se Luciano existe, é porque o Firmino encontrou o Luciano”, afirmou. 

A correspondente da Rede Meio Norte em Brasília, jornalista Samantha Cavalca, adiantou que o nome da deputada Juliana Moraes Sousa tem 80% de chance de ser escolhido como vice para chapa de Luciano Nunes, e com o aval dos representantes do partido. 

O ex-ministro Freitas Neto, sondado para ser vice, afirmou que provavelmente não vai querer ocupar a vaga. Ex-governador comentou com políticos que se sentiu lisongeado, mas que acha que nesse momento a chapa tem que ser integrada por pessoas novas. 

A vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas), em conversa com Samantha Cavalca, descartou a possibilidade de sair candidata ao governo do Piauí, proposto por prefeitos do partido em um evento ocorrido ontem. Os prefeitos sinalizaram que vão fazer uma carta aberta e que já teria 120 assinatura para defender a candidatura de Margarete como vice. 

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, em mais uma provocação ao governo de Wellington Dias (PT), enviou ofício ontem ao o juiz federal Sérgio Moro convidando-o para visitar a cidade no dia 24 de agosto para receber medalha do mérito municipal. 

Na correspondência enviada por Não Santa, o prefeito da segunda maior cidade do Piauí diz que é ‘fã’ de Moro e que aplaude o trabalho “brilhante” do magistrado. O juiz recebeu o oficio hoje. 

Samantha Cavalca adianta que a vinda de Moro ao Piauí é pouco provável. Segundo a jornalista, o juiz é bastante requisitado para eventos e tem priorizado abordar somente a questão da Operação Lava Jato, o que não é o caso do evento de Parnaíba promovido diretamente por Mão Santa. 

Tópicos
SEÇÕES