É assustador a quantidade de execuções em Teresina. Adultos e jovens têm sido mortos em vias públicas e a principal motivação para tantos assassinatos são o tráfico de drogas, envolvimento com quadrilhas de criminosos e assaltos.
Uma pesquisa recente do Ministério da Justiça aponta que o número de homicídios no Piauí tem aumentado. Em 2014 ocorria 1 assassinato a cada 12 horas, 659 pessoas foram mortas, o que representa uma média de 1,8 homicídios por dia. Ainda segundo a pesquisa houve aumento considerável na taxa de homicídios que era de 15,73 para cada 100 mil habitantes em 2013; o número subiu para 20,6 em 2014.
Teresina tem taxa consideravelmente alta de 42 assassinados para cada 100 mil habitantes. “Hoje em dia a droga para eles está acima de tudo, a saída seria a educação”, disse uma teresinense.
Somente este ano aconteceram inúmeros homicídios no interior do Estado. Em Batalha, um menino de 12 anos foi morto com tiro na cabeça, um jornalista foi morto e teve corpo carbonizado na zona rural de José de Freitas; entre outros crimes recentes.
A Polícia Civil afirma que mesmo diante do aumento da criminalidade , avanços estão acontecendo. “Em alguns casos da nossa vigilância, das equipes que estão na rua, temos notados que a grande maioria das mortes são perto das bocas de fumo, então estamos trabalhando para identificar esses homicídios, para que o número de mortes diminua”, disse o delegado Alfredo Cadena Júnior.