Bancários realizam manifestação contra fechamento de agências

Bancários realizam manifestação contra fechamento de agências

Mais uma vez o Sindicato dos Bancários do Piauí se fez presente na agência do Banco do Brasil que fica localizada na Av. União, na zona Norte de Teresina, contra a decisão do governo Michel Temer que propôs o fechamento de agências em todo o Brasil. Ao todo serão 402 agências fechadas. No Piauí, 7 foram atingidas pela medida, sendo 3 na capital, e 4 no interior: Angical, São Pedro, Parnarama e Inhuma.

“A gente não pode, como sindicalista, aceitar o fechamento de agências que são pontos de trabalho. Aliás, não prejudica só nós bancários, mas também profissionais da segurança e limpeza”, disse um dos manifestantes que estava participando do ato em frente a agência da Av. União, que será totalmente desativada.

As agências localizadas no Centro Administrativo, na Av. Maranhão, e no Quartel da Polícia Militar serão transformadas em postos de atendimento.

Na zona Norte a população fala dos prejuízos e diz não concordar com o fechamento. “As pessoas que moram aqui encontrarão muitas dificuldades, porque tudo ficará mais distante”, disse um aposentado.

Com o fechamento, 12 funcionários serão acomodados em outras agências, transferidos para outras cidades do Piauí ou para outros estados.

Atualmente o Banco do Brasil oferece 87 unidades de atendimento no Piauí, sendo 69 agências e 18 postos de atendimento. Há ainda 341 correspondentes bancários, 652 caixas eletrônicos e 168 terminais da rede Banco 24h. A instituição financeira explicou que todos os clientes serão avisados das mudanças por meio de mensagens de celular, cartas e cartazes na agência. Os clientes podem manter seus cartões e senhas para a realização de transações na nova agência.

Além do fechamento das agências, também será adotado um plano de aposentadoria incentivada, que abrange 18 mil funcionários que já reúnem condições para se aposentar em todo Brasil. Para incentivar a adesão, o banco informou que vai oferecer valor correspondente a 12 salários, além de indenização por tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, dependendo do tempo de empresa. O banco vai oferecer ainda a redução de jornada de 8 para 6 horas diárias de trabalho para seis mil funcionários em todo o país, diminuído o salário em 16,25%.

O anúncio do fechamento foi divulgado no último domingo (20). No total,  379 agências serão transformadas em posto de atendimento e 402 serão desativadas em todo o país. As mudanças, de acordo com o Banco do Brasil,  fazem parte de uma reorganização da instituição financeira, com o objetivo de se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes, otimizando estruturas e ampliando os serviços digitais. Com isso, o banco estima reduzir R$750 milhões em despesas anuais. O fechamento será em fevereiro de 2017. Contudo, está prevista a abertura de 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências.

Tópicos
SEÇÕES