Muitas pessoas em São Luís estão sofrendo acometidas de numa doença que ainda não se sabe ao certo do que se trata. Elas lotam os hospitais e postos de saúde da capital maranhense em busca de tratamento médico.
A demora é grande e a revolta também.
“É muita gente esperando e a demora é grande. Eles poderiam fazer triagem para evitar essa lotação”, disse a camareira Valdeci Rosa.
“Passamos muitas horas esperando e o atendimento é péssimo”, disse outra paciente. Os problemas não param por aí, em plena campanha de vacinação da gripe, idosos que procuraram pela vacina voltaram para casa sem serem imunizados.
“O guarda falou para nós que a vacina ainda na chegou aqui na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e ainda na sabem o motivo. Eu vou voltar para minha casa sem vacinar, acho que isso é uma falta de respeito com os idosos, uma falha do sistema público”, disse a costureira Josenildes Almeida.
A situação ficou ainda mais complicada com o surto de uma doença conhecida como Zika vírus, um verdadeiro tumulto tem se formado em unidades de saúde, a questão é que muita gente tem voltado para casa sem, receber atendimento médico, incluindo diagnóstico.