Na edição do quadro Jogo do Poder desta quinta-feira (15), o senador Ciro Nogueira (Progressistas) falou sobre o impasse na liberação de parcelas referentes à financiamentos contraídos pelo Estado do Piauí junto à Caixa Econômica Federal.
O senador explicou que o fato de o estado ainda não ter concluído a prestação de contas da primeira parcela de um outro empréstimo de R$ 600 milhões, obtido em 2017 junto ao banco, não impede que o Piauí receba os recursos oriundos de um segundo financiamento, firmado há cerca de 30 dias.
“Nós estamos trabalhando para que esse empréstimo o mais rapidamente possa cair, para que essas obras importantíssimas de infraestrutura em todo o Piauí possam ter o seu curso. Existe agora esta celeuma levantada pela oposição acerca da prestação de contas do primeiro empréstimo, nós entendemos que esta prestação de contas impede a segunda parcela, até que seja regularizada, mas não tem nada a ver com esse novo empréstimo, até porque o estado não está inadimplente, esta prestação de contas ainda está em análise e a gente espera contar com esses recursos nos próximos dias”, afirmou.
O senador piauiense ainda criticou o fato de grupo políticos estarem atuando para tentar evitar que os recursos destes empréstimos sejam liberados para o Piauí.
“Nesse novo empréstimo, a Caixa exigiu que o governador apresentasse as licitações, o governador apresentou em torno de 90% destas licitações e isso liberaria perto de R$ 300 milhões. Quanto à oposição, acho que ela está em seu papel de criticar, mas, acho um erro que ela fica tentando evitar que as coisas cheguem em nosso estado. Papel de oposição é criticar, fiscalizar, agora tentar evitar que as coisas aconteçam em nosso estado é até uma falta de sensibilidade”, criticou Ciro Nogueira.