Nove cartórios atendem a população de Teresina diariamente, o que gera filas, demora e burocracia. As pessoas já entram nos cartórios preparadas para enfrentar os mais diversos desafios para conseguir realizar procedimentos. Devido aos crescimento da população, a quantidade de cartórios não é mais suficiente para atender a demanda de serviços.
A equipe do Programa Agora visitou alguns cartórios na capital e a situação encontrada era a mesma. “Só no setor de escritura a pessoa passa quase o dia todo, no setor de reconhecimento é mais rápido, mas se for algum documento demora muito”, declarou Danilton Santana, auxiliar administrativo que necessita diariamente de serviços de cartório.
Para 'driblar' a demora no atendimento, alguns usuários retiram senhas em vários cartórios diferentes, o que primeiro agilizar o serviço, fará o procedimento.
Diante das reclamações o Tribunal de Justiça autorizou a realização de concurso público para o provimento de cargos em 19 cartórios, 9 já existentes e 10 em processo de criação. O concurso tem quase 5 mil inscritos para 300 vagas e está em processo lento.
“O concurso está sendo realizado desde 2013 de acordo com as resoluções do CNJ, o problema é que é um concurso de fato muito longo, porque são seis etapas, são muitos candidatos e muitas vagas”, declarou Berttor Igor, da OAB/PI.
Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook