O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Calos Augusto, concedeu entrevista ao Programa Agora na tarde desta terça-feira (10). Em suas considerações o Coronel destacou o início do plano emergencial de segurança pública implantado pelo Governo do Estado no Piauí.
“Desde que assumimos o comando da Polícia Militar, nós iniciamos um trabalho forte neste plano que tem resultado em prisões de muitos traficantes e criminosos que estavam nas ruas. Operações ainda estão em andamento e buscamos parceira com sistema de informação da polícia civil, para atuar contra o crime. Essas operações serão realizadas em todo o Piauí, declarou.
Falta de contingente
“Sabemos e entendemos a preocupação das pessoas. A formação de um profissional de segurança é cara e tem informações de caráter sigiloso. Por isso essa formação requer cuidado e atenção”, disse.
Contingente atual satisfeito
“A Guarda Nacional é composta por policiais militares de vários Estados. Os policiais do nosso Estado realmente precisam ser mais valorizados, mas no momento certo saberemos correr atrás dos nossos direitos. Acontece que o Governo se iniciou agora, então é preciso calma. Os policiais militares do Piauí são apaixonados pela causa da segurança pública e saberá a hora de se portar”, pontuou.
Resultado do Corso
“Foi elogiável a participação da PM no corso. Nesta semana, o litoral e várias cidades do Piauí terão grande concentração de pessoas, mas a Polícia Militar já se articula para realizar um trabalho de excelência, junto com todos os órgãos de sistema de segurança. Estamos prontos para agir, vamos ter no litoral a presença de policiais, inclusive coibindo o trânsito de carros nas praias”, afirmou.
Novas estratégias de policiamento
“O sistema de segurança não é barato e a questão da mobilidade da segurança realmente é um benefício. Porém a demanda hoje é tão grande que o Ronda Cidadão age como policiamento ostensivo. O veículo leve como a motocicleta realmente é mais eficaz, porém nos falta pessoal”, declarou.