Falta pouco para completar quatro meses do acidente trágico envolvendo um trem de carga da Transnordestina e o metrô de Teresina. A Companhia Metropolitana divulgou laudo oficial que aponta as causas do acidente que resultou na morte de dois trabalhadores, um maquinista e um auxiliar.
A comissão técnica averiguou a comunicação feita pelo sistema de rádio da ferrovia feitas entre o controlador de movimento e o maquinista, que foram automaticamente gravadas, além do material de perícia e de funcionários que foram ouvidos durante o levantamento e chagou a uma conclusão: falha humana.
A demora para conclusão do laudo está associada à burocracia de gerenciamento das duas empresas. “A falha humana foi a causa do acidente, no momento em que estava sendo realizado um serviço e o trem iria voltar depois que o outro saísse da linha que é compartilhada”, disse Antonio Sobral, diretor da CPTM.
Independente do laudo, famílias das vítimas serão atendidas. O Governo do Estado já aprovou junto ao Ministério das Cidades um projeto de duplicação da linha férrea em Teresina, para que seja modernizado ainda no primeiro semestre deste ano.