Comunidades quilombolas fazem manifestação em frente ao Palácio dos Leões em São Luís

Comunidades quilombolas fazem manifestação em frente ao Palácio dos Leões em São Luís

Os manifestantes se concentraram em frente ao Palácio dos leões, em São Luís, Maranhão, na manhã desta segunda-feira.

Com faixas, cartazes e música chamaram atenção do Governo do Estado. Esses representantes de várias comunidades da zona rural de São Luís, pedem a regularização das terra em que vivem.

“O que imas queremos é ter direito a moradia e permanecer no nosso local, que o governo Flávio Dino tome conhecimento e nos ajude, tome uma posição”, disse Raimundo Oliveira, líder comunitário de Parque Araçagi II.

“As pessoas necessitam de moradia, pois a maioria são pessoas carentes”, disse Cleilson Costa, líder comunitário da Vila Esperança.

Em todo o Estado a disputa por terras gera dados alarmantes, segundo a Comissão Pastoral da Terra, entre 1985 e 2013 foram 138 casos de morte causadas pelo conflito. Ainda hoje, famílias tem perder as casas e tudo que produziram.

“Estamos lutando pelo nosso direito e na vamos desistir. Sabemos que o governo tem que respeitar a moradia e as famílias tradicionais que tanto ajudam o Maranhão” , disse Maria Pires.

O Secretário Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular conversou com os manifestantes, segundo ele o governo reconhece o problema e já vem tomando medidas para resolver a situação.

“A partir de conversas com os representantes dessas comunidades o governo do Estado enviou para a aAssembleia Legislativa a criação de uma comissão própria para tratar desses assuntos e essa comissão estará sendo instaladas nos próximos dias, para mediar a solução desses conflitos”, disse o secretário Francisco Gonçalves.

Tópicos
SEÇÕES