Concurso para agentes penitenciários deve ser lançado este mês

Concurso para agentes penitenciários deve ser lançado este mês

O Sistema Prisional do Piauí registrou diversas tentativas de fuga nos primeiros dias do ano 2016. Cerca de 20 detentos tentaram fugir da Penitenciária Mista de Parnaíba.

No dia 02 de janeiro mais uma tentativa de fuga foi frustrada após a descoberta de um túnel no Pavilhão C da Penitenciária Irmão Guido. Um detento ainda tentou entrar na Penitenciária com uma faca dentro de uma bíblia. Ainda uma visitante identificada como Ana Regina, em Parnaíba, foi detida quando tentava entrar no presídio com um aparelho celular, em um sutiãn, para seu esposo que está preso, Adrianísio de Araújo.

“Nós temos aí um resultado positivo apesar do grande número de ocorrências, medidas estão sendo tomadas para que demais presos não consigam fugir”, disse Cleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi.

Na Casa de Custódia, a primeira fuga do ano foi registrada na tarde deste domingo (03). Segundo o diretor da Unidade Prisional, que tem atualmente mais de 800 presos, três detentos foram recapturados, porém um deles ainda conseguiu escapar após quebrarem uma das paredes superiores do Pavilhão para ter acesso ao ginásio do presídio.

“Por conta dessa grande rebelião que houve, a unidade se encontra parcialmente fragilizada. A parte superior foi muito danificada e esses detentos estão se aproveitando disso para fugir”, disse Dênio Marinho, diretor da Casa de Custódia.  

A Secretaria de Justiça anunciou investimentos para enfrentar os problemas pelos quais passa o Sistema Prisional do Estado que conta com 3.800 detentos, a maioria presos provisórios. Na Casa de Custódia está sendo criado um centro de triagem com 160 vagas e outras 160 vagas deverão ser abertas em Campo Maior. Nos próximos 20 dias também deverá ser aberto um concurso para agentes penitenciários.

“Estamos avaliado alguns processos nos próximos dias junto ao Governo do Estado com a ideia de avançar em obras que já estão em andamento e novos projetos para novas unidades”, declarou o Secretário de Justiça Daniel Oliveira.

Tópicos
SEÇÕES