Transportar menores de sete anos de idade em motocicletas é caracterizada como infração gravíssima. Estatísticas mostram que de setembro de 2008 a agosto de 2015 o número de acidentes com crianças de 0 a 10 anos de idade aumentou. O Detran ( Departamento de Trânsito de Teresina) vem intensificando as blitz para coibir a infração.
“Nós do Detran estamos fazendo exatamente aquilo que o código de trânsito nos permite fazer que é proibir a condução de crianças de até sete anos de idade. Essa é uma condição que não é aceitável”, disse Levi Gomes, diretor de infrações do órgão.
O Nordeste é a região que possui maior número de crianças inválidas por conta de acidentes de trânsito com motocicletas. No Piauí a frota de motocicleta supera a de automóvel. Caso alguém seja flagrado conduzindo crianças menores de sete anos tem o veículo apreendido e carteira de habilitação pontuada com infração gravíssima. Em média 30 a 50 motocicletas são apreendidas pelo Detran por transportarem crianças nessas condições.