Cúpula do G7 tem como pautas doação de vacinas e reorganização da economia

Este ano, foram convidados a participar da cúpula Austrália, Índia, África do Sul e Coreia e do Sul

Direto de Dublin, na Irlanda, a correspondente da Rede Meio Norte, Socorro Sampaio, traz detalhes da reunião da Cúpula do G7,  organização de líderes de algumas das maiores economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Este ano, foram convidados a participar da cúpula Austrália, Índia, África do Sul e Coreia e do Sul.

O encontro, que não ocorreu no ano passado por conta da pandemia da Covid-19, traz neste ano como pauta, a reorganização de um mundo abalado pela pandemia. As tratativas acontecerão até domingo (13), na Inglaterra.

Antes do início oficial, o governo britânico anunciou a distribuição de 1 bilhão de doses de vacinas pelos membros do G7 a 92 países pobres. As entregas estão previstas para o mês de agosto.

Destaque também para a primeira participação de Joe Biden como presidente dos EUA, em sua primeira viagem internacional no cargo e a distribuição de 500 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 por parte dos Estados Unidos.

Socorro Sampaio também destacou a volta do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU após 10 anos.

O país vai ocupar assento não permanente, com mandato de dois anos.

Em nota, o Itamaraty afirmou que "o resultado reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais".

Tópicos
SEÇÕES