Após os últimos acontecimentos envolvendo presídios do Piauí, uma intervenção federal poderá acontecer no presídio de Esperantina e na penitenciária Major César entre Teresina e Altos. O governador Wellington Dias e o secretário de Justiça Daniel Oliveira deverão ser recebidos pelo presidente Michel Temer na tarde desta segunda-feira. A informação foi repassada em primeira mão pela repórter Samantha Cavalca.
A pauta será uma possível intervenção para evitar uma crise no sistema prisional do Estado. O governo do Piauí deverá receber ajuda da esfera federal. A repórter Samantha Cavalca informou que um mal-estar ocorreu em um grupo de whatsapp da Sejus. O ex-deputado e atual coordenador Estadual do Idoso, fez um comentário sobre a falta de segurança em Esperantina.
Membros do grupo partiram pra cima de Marlos. Quem também se manifestou no grupo, foi Merlong Solano e o secretário de Segurança Fábio Abreu. Os interlocutores de Marlos Sampaio disseram que ele não teve a intenção de causar polêmica.
Uma pesquisa divulgada pelo Vox Populi apontou que 66% dos piauienses aprovam a gestão do governador Wellington Dias. 25% não aprovam a gestão e 9% não sabem e não opinam. Outra pergunta foi feita pela pesquisa sobre quem seria a maior liderança política no Piauí. Dias lidera com folga atingindo os 24%, enquanto que Firmino Filho aparece com 4%. Os demais nomes citados, Ciro Nogueira, Mão Santa, Marcelo Castro e Themístocles Filho aparecem com 1% cada. A pesquisa foi realizada em 52 municípios, menos na capital.
Para Ananias Robeiro do Jogo do Poder, a pesquisa reforça a liderança forte de Wellington Dias no interior do Estado. " O jeito de administrar e de tratar as lideranças repercute de forma positiva", destacou Ananias.
Já o jornalista Arimatea Carvalho, disse que três secretários ganham maior importância na estratégia para a reeleição de Wellington. São eles: Franzé Silva (Administração), Rafael Fonteles (Fazenda) e Antonio Neto (Planejamento). "Terão que trabalhar muito para manter a folha de pagamento em dias, se houver atraso, será uma tragédia", falou. Samantha Cavalca reforçou que Wellington caminha de maneira segura para conseguir a reeleição.
Para finalizar o quadro, Arimatea informou que a nova presidente do Diretório Municipal do PSDB em Teresina, Luciana Sebim, está sofrendo boicote por parte dos companheiros. A posse dela foi realizada na Alepi e nenhum dos deputados da bancada tucana prestigiou o evento. Segundo Ari, foi um recado para o prefeito Firmino Filho, pois os deputados aguardam há muito tempo uma conversa com o prefeito. A insatisfação acontece na Câmara e na Alepi. " Os vereadores não se sentem contemplados até hoje pelo prefeito", destacou Arimatea.
A promotora de Justiça, Leida Diniz pode ser candidata a deputada estadual nas próximas eleições. Estando aposentada, Leida disse que volta para os movimentos sociais e sindicais e vai atuar na política partidária.