O senador Elmano Férrer (Podemos), em entrevista ao Jogo do Poder do Agora da Rede Meio Norte nesta quinta-feira (07), afirmou que Frank Aguiar (PRB) poderá ser seu vice. Segundo ele, Frank ficou muito feliz com o convite e aguarda penas ‘aval’ do partido, o PRB.
“Com relação ao Frank Aguiar, o convite nós fizemos com muita alegria porque sabemos do desejo dele depois de vitorioso Brasil afora, principalmente em São Paulo, estará na dependência do partido dele, porque ele já acolheu nosso convite e ficou muito feliz”, afirmou.
Segundo o pré-candidato ao governo pelo Pode-PI, Frank poderá sair como candidato ao Senado ou a vice. “Ele escolhe o cargo de senador da República ou de vice”, acrescentou.
Sobre aliança com Firmino Filho (PSDB), Elmano afirmou: “O Firmino tem um candidato, que todos nos abemos que é o Luciano Nunes, com quem eu estive também. Ele [Firmino] tem um compromisso com o Luciano, com quem nós já conversamos sobre a hipótese de um segundo turno. Quer dizer, se não for nós dois para o segundo turno na hipótese do Wellington com Luciano, nós estaremos juntos”.
Segundo a correspondente da Rede MeioNorte em Brasília, Samantha Cavalca, o PRB só aceitará Frank Aguiar na chapa majoritária se a chamada chapinha aceitar o partido na proporcional.
“A prioridade, Samantha, é a chapa do governador Wellington”, disse Frank.
Franzé Silva, pré-candidato a deputado, falou sobre as articulações, do PT com vaga de senador e no chapão. “O PT tem dentro de suas instâncias uma deliberação tomada, que é de ter uma chapa pura para deputado estadual. Nenhum dos pré-candidatos, inclusive eu, poderá se posicionar antes da mudança desse entendimento. Então hoje o entendimento que temos é de que teremos chapa pura para deputado estadual, independentemente de qualquer outra situação. Então o que foi estabelecido na instância foi que nós teremos Regina Sousa apresentada para senadora e uma chapa pura para deputado estadual. Não haverá mudanças enquanto a instancio do partido não se posicionar contrária”, disse.
O deputado Júlio Arcoverde, presidente do Progressistas no Piauí, falou sobre o acordo de o PT de aceitar o chapão desde que Regina Sousa permaneça. Segundo ele, ‘sem Margarete, não terá Regina’.
“Eu viajei essa semana com o prefeito Barcelar e ele me mostrou nos grupos de prefeitos uma manifestação em solidariedade a Margarete Coelho, até por conta de notícias veiculadas na imensa que ela já teria sido tirada da chapa majoritária. Eu não estou sabendo de mais nada”, disse.
“Nós nos reunimos na casa do deputado Marcelo Castro, Flávio Nogueira, Fábio Xavier, Janaína Marques representando o PTB, dizemos que somos todos favoráveis a chapa majoritária, famoso chapão. Nós vamos pleitear e qualquer decisão em relação a cargo majoritário, ela só pode acontecer após da decisão da proporcional”, acrescentou.
Deputado reforçou desejo para que Margarete Coelho permaneça como vice. “Eu defendo desde o inicio a permanência de Margarete no cargo de vice. Eu apenas disse que se for tirar a Margarete para colocar outro nome, o Partido dos Trabalhadores vai ter o governador. O Progressistas vai ter o senador Ciro e as outras duas vagas serão preenchidas por partidos aliados da base, como o próprio governador vem dizendo. Agora, eu continuo defendendo a candidatura da vice-governadora Margarete”, enfatizou.
“Eu acho que não justo, já que vão tirar a Margarete para colocar outro partido, tudo bem. Mas também tem que dar a vaga do Senado para outro partido. Não é justo com o Progressistas”, disse.
“Se ficar Regina, Margarete também tem que ficar”, declarou.
Segundo Samantha, na primeira semana de julho o governador Wellington Dias vai bater o materno sobre formação da chapa majoritária, chapão. Samantha apurou tampem que Dr. Pessoa, pré-candidato ao Senado, encomendou uma pesquisa que deve sair até o dia 25 e, conforme os resultados, o médico sair candidato a governador.
Na manhã de hoje, políticos filiados ao PRB se reuniram na capital federal para tratar das articulações para as eleições 2018. Encontro contou com a participação do deputado Silas Freire e Frank Aguiar.
Segundo apurou Samantha Cavalca, durante encontro foi tratado sobre as alianças nos estados. A principal decisão é que nenhum veto foi tomado em relação a nenhum partido, inclusive não fechar dialogo nem com o Podemos, de Elmano Férrer, e nem com o PSDB.
A direção nacional do partido, com o aval do presidenciável Flávio Rocha, liberou a sessão Piauí para decidir as alianças no estado. Os representantes frisaram que o partido pode até se filiar ao PT, a decisão é estadual. Mas o diálogo será feito com todas a outras siglas.