Em toda a história dos voos comerciais apenas três casos de suicídio são conhecidos por piloto piauiense

Em toda a história dos voos comerciais apenas três casos de suicídio são conhecidos por piloto piauiense

O Comandante Raimundo Neiva esteve no Programa Agora e falou dos problemas psicológicos que afetam muitos pilotos de avião.

Após a divulgação de um laudo apontando que o copiloto que teria provocado a colisão do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes franceses, teria rompido o relacionamento com sua noiva e ainda estaria passando por tratamento psiquiátrico, assim provocou o acidente aéreo.

“A maioria dos acidentes de avião ocorrem por falha humana, cerca de 80%. Esse tipo de acidente onde o piloto tinha intenção de se matar é muito raro, lembro apenas de 3 casos assim na história da aviação comercial. No caso dos estresse que pode haver na atividade se deve mais a condição insalubre de trabalho e não a condição de risco, pois o trabalho é seguro”, declarou.

O piloto disse ainda que as condições de estresse não estão relacionadas ao risco da profissão.

“No voo comercial tem no mínimo dois pilotos, e para que um desses saia existe um procedimento de segurança. quando ocorre um acidente e se descobre as causas é importante adotar medidas para que problemas similares não ocorram mais”, declarou Raimundo Neiva.



Tópicos
SEÇÕES