A Prefeitura de Teresina inaugurou nesta terça-feira (15) o sistema de esgotamento sanitário e a estação elevatória dos bairros São Joaquim e Matadouro, beneficiando mais de 16 mil habitantes. A obra, que representa um investimento de R$ 7 milhões, faz parte do Programa Lagoas do Norte. O evento aconteceu ao meio dia no cruzamento das ruas José Compasso e Canindé, sem número, no bairro São Joaquim.
A rede de esgoto possui 21 km. O esgoto que sai das casas será levado pela rede até a estação elevatória e, em seguida, para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do bairro Pirajá, onde será feito o tratamento e seu encaminhamento ao destino final. A estação elevatória possui duas bombas, cada uma com capacidade de bombeamento de 240 litros de esgoto por segundo.
O prefeito de Teresina e a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, estiveram no evento de inauguração. De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, a melhoria no esgotamento sanitário representa uma maior qualidade de vida para os moradores da região e é um importante investimento em saúde preventiva para o poder público.
“Essa obra visa não só à saúde pública ou à infraestrutura, mas, principalmente, à qualidade de vida da população. A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas e, com a crescente problemática do mosquito Aedes aegypti, o sistema de esgoto pode ser decisivo para a saúde da população”, disse o Secretário.
O secretário também ressaltou que dados da Organização Mundial de Saúde de 2014 apontam que a cada dólar investido em saneamento básico, economizam-se quatro dólares em saúde. “A população vai sentir os benefícios desse investimento num futuro próximo. É uma obra que causa um pequeno transtorno para os moradores, porque implica interromper vias e abri-las para instalar a tubulação; fica escondida, mas que traz resultados incríveis para a saúde, além de contribuir para melhoria das questões ambientais, porque influencia positivamente na limpeza das lagoas e também do Rio Parnaíba”, destaca Washington Bonfim.