Ex-ministro João Henrique defende candidatura própria em 2018 no PI

Ex-ministro João Henrique defende candidatura própria em 2018 no PI

Nesta sexta-feira (06), o ex-ministro e presidente nacional do Sesi, João Henrique Sousa (PMDB), esteve no Jornal Agora onde falou sobre a possibilidade de o PMDB ter candidatura própria em 2018 para o Governo do Estado. 

O vice-presidente do PMDB no Piauí destacou que a partir do dia 15 de janeiro começará a percorrer as cidades piauienses para, segundo ele, mostrar o “Piauí real” à população. 

"Começarão no dia 15 deste mês, pela cidade de Piripiri. O dia 15 é uma homenagem ao PMDB e nós vamos fazer um trabalho da Fundação Ulisses Guimarães, que é órgão que eu presido aqui no estado. Naturalmente que nós vamos levar e mostrar o Piauí real, o Piauí que existe hoje, não o Piauí da publicidade institucional. Vamos mostra a situação do Piauí”, afirmou. 

O ex-ministro fez criticas aos governos que passaram pelo Piauí anteriormente, já que, de acordo com ele, não houve avanço no estado de 2003 a 2015. 

"Em 2003, quando o governador Wellington Dias assumiu o governo pela primeira vez, o Piauí estava em 25º lugar. Por todo esse tempo, até o ano de 2015, todo o trabalho feito no Piauí até hoje não resultou em nós sairmos do lugar. Ou seja, de 2003 a 2015, o Piauí continua no mesmo lugar”, disse. 

João Henrique Sousa negou que esteja trabalhando para que o Governo Federal não avalize um empréstimo que o governo do estado pretende fazer no exterior. De acordo com, o Piauí está no limite da capacidade de endividamento e, por isso, não terá o aval do Governo Federal no financiamento.

"Eu jamais trabalharia um segundo contra o estado do Piauí, quem tem trabalhado contra o estado do Piauí são os outros, que não fazem absolutamente nada. O que eu disse, e volto a repetir, é que o estado do Piauí atingiu o seu limite de endividamento. O Governo Federal só este mês de dezembro mandou ao Piauí R$ 620 milhões. Não é que não queira da o aval, é que legalmente não se pode dar o aval. Não tem condições de avalizar porque o estado não tem mais condições de tirar dinheiro”, afirmou. 

Aliança com o PT

O ex-ministro ainda destacou que o PMDB não pretende firmar uma aliança política e administrativa com o governo Wellington Dias, com vistas às eleições de 2018. 

"O PMDB fez 7 reuniões setoriais e reuniu 148 municípios do Piauí e nenhuma dessas reuniões ninguém do PMDB aventou de longe a possibilidade de se juntar com o PT. Mas, por outro lado, quando se falava da possibilidade de o partido vir a disputar a eleição de governador em 2018 todos aplaudiam de forma entusiástica”, disse. 

Elmano Férrer

João Henrique falou ainda sobre a filiação do senador Elmano Férrer ao PMDB e ressaltou que a escolha de um nome para disputar o Governo do Estado em 2018 ainda não é a pauta do partido. 

"O PMDB recebe de braços aberto o senador Elmano Ferrer, a questão de nome ou de quem vai ser candidato é outro assunto. O que nós vamos pregar é que o Piauí precisa mudar, lá para frente vai se discutir quem será o melhor nome para disputar o Governo do Piauí”, afirmou. 

Tópicos
SEÇÕES