No quadro Jogo do Poder desta quarta-feira (04), os jornalistas Amadeu Campos, Arimateia Carvalho, Ananias Carvalho e Samantha Cavalca repercutiram a informação de que o deputado federal Fábio Abreu (PTB) teria relatado ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), em reunião na última terça-feira (03), que estaria sofrendo ameaças de morte de facções criminosas que atuam no Piauí, dentre elas o PCC. A informação foi dada em primeira mão.
De acordo com informações apuradas pela jornalista Samantha Cavalca, Fábio Abreu teria pedido um reforço na sua segurança ao presidente da Câmara Federal. Segundo a jornalista, ainda ontem Rodrigo Maia teria encaminhado o caso para a Polícia Federal, que irá investigar a origem das ameaças. Fábio Abreu apresentou provas das ameaças ao presidente da Câmara, que considerou o caso como muito grave.
Capitão da Polícia Militar, Fábio Abreu foi eleito deputado federal nas eleições de 2014, com mais de 80 mil votos, mas se licenciou do mandato para comandar a Secretaria de Segurança do Piauí.
Na tarde desta quarta-feira, a Secretaria de Segurança do Piauí emitiu uma nota confirmando que o secretário Fábio Abreu tem sido ameaçado de morte. Segundo a nota, cinco detentos custodiados em presídios do estado estariam planejando crimes para desestabilizar a gestão de Fábio Abreu.
Confira nota na íntegra:
Sobre a informação de que uma investigação apontou articulação de criminosos contra o secretário Fábio Abreu, a Secretaria Estadual de Segurança Pública confirma a veracidade do fato. Investigações do Núcleo de Inteligência da SSP confirmaram que cinco detentos custodiados em penitenciárias do Piauí estariam planejando ações criminosas para desestabilizar a atual gestão. Todos os detentos seriam integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e estariam insatisfeitos com as operações policiais de combate a explosões de caixas eletrônicos e tráfico de entorpecentes. A investigação ainda constatou que um dos presos planejava ações criminosas contra a vida do secretário. O trabalho policial gerou a produção de um relatório que foi levado ao presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, para conhecimento já que o atual gestor é deputado federal. Diante da necessidade de sigilo do caso, mais informações não podem ser repassadas à imprensa.
MAIS DESTAQUES DO JOGO DO PODER
O prefeito Firmino Filho demonstra ser o manda chuva do PSDB. Ele definiu que Luciana Sebim vai ser a presidente do Diretório Municipal do partido em Teresina, já que Marden Menezes está saindo do Diretório Estadual para dar lugar a Firmino Paulo, sobrinho do prefeito.
A repórter Samantha Cavalca também informou direto de Brasília, que Ciro Nogueira, Júlio Arcoverde, Iracema Portela e Margareth Coelho vão sai do PP. Mas calma, é que o partido irá se chamar apenas de Progressistas a partir de agora.
O governador Wellington Dias em um vídeo falou sobre sua viagem para São Paulo, onde ele tratou de assuntos sobre a rodovia transnordestina. " Tivemos uma agenda sobre a transnordestina. Ficou pronto o relatoório que estava faltando para a retomada da obra que é muito importante. Ela vai integrar portos importantes. Cargas serão transportadas como a produção de grãos, de madeira e de minérios entre os municípios da região dos Cerrados e do SemiÁrido.
A bancada piauiense está tratando sobre emendas do orçamento de 2018. A reunião será hoje em Brasília. O deputado Mainha vai entrar em acordo com Rejane Dias, que é a titular para indicar as emendas em conjunto e Silas Freire faz as indicações do titular Fábio Abreu.
O jornalista Arimatea Carvalho informou que será construído um aeroporto em Bom Jesus. A informação foi dada pela vice-governadora Margareth Coelho. Bom Jesus é hoje a capital do agronegócio no Nordeste. "Será um aeroporto que vai receber grandes aviões:", informou Coelho.