Firmino Filho declara apoio a Fábio Novo para presidência da Assembleia Legislativa

Firmino Filho declara apoio a Fábio Novo para presidência da Assembleia Legislativa

O prefeito de Teresina Firmino Filho, esteve no Programa Agora, onde concedeu entrevista, falando das dificuldades que serão enfrentadas no ano de 2015.

“Realmente o ano de 2015 será de muito desafio, basicamente estamos no final de um ciclo econômico e os indícios já são constatados na nossa economia, temos a elevação do processo inflacionário, tivemos um baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) passado, tivemos uma redução dos investimentos privados, o que caracteriza uma quadro de uma exceção que está prestes a chegar. Por outro lado temos a escolha de uma equipe econômica que tem uma postura muito clara em relação a essa crise, temos uma equipe econômica para buscar fazer ajustes nas contas pública, pois eles acreditam que apenas a elevação na taxa de juros não é suficiente para alavancar o processo inflacionário e ao mesmo temo garantir condições de entrada em novo ciclo de crescimento econômico. Temos que nos preparar para todas as eventualidades dessa crise que pode vir com efeitos bruscos ou de maneira gradual. Temos que garantir um novo ciclo de investimentos”, disse Firmino Filho.

Recursos

“Nós temos uma postura muito tranquila em relação a essa crise que se nos apresenta. Primeiro porque grande parte dos nossos investimentos são bancados com recursos externos e esses recursos estão devidamente garantidos, segundo é que os nossos investimentos de recursos internos eles vão ser monitorados com muito cuidado para que a gente não possa executar o que não podemos pagar. No final do ano passado já asseguramos rodas as ordens de serviço e somente no mês de março faremos uma avaliação da nossa receita e poupança interna para projetar de trimestre em trimestre a nossa cota de investimentos em Teresina. Eu não tenho a menor dúvida de que com os esforços que estamos fazendo desde então, vamos conseguir investir cerca de R$ 80 milhões em Teresina. Nestes quatro anos vamos investir muito dinheiro na cidade. Temos a perspectiva de melhoria do Lagoas do Norte e vamos engatinhar um conjunto de investimentos que somarão a maior onda de investimentos já feita na capital do Piauí”, afirmou.

Despesas

“Temos no setor público como um todo controle de despesa que se apresenta muito rígido, mas é necessário que cada gestor faça uma avaliação de recursos e despesas. Isso é como o pelo da nossa barba, se passar um tempo sem barbear percebemos como ele cresceu, por isso temos que estar atentos e evitar surpresas”, pontuou.

Lei de Responsabilidade Fiscal

“Esse tipo de comportamento era muito comum no passado, as administrações anteriores deixavam as casas desarrumadas, extremamente desorganizadas do ponto de vista financeiro e administrativo. Assim, os novos gestores tinham essa 'herança maldita '. Após a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal isso diminuiu muito, pois ela trouxe um conjunto de medidas que permite enfrentar esse cenário nefasto, com o passar do tempo esse comportamento voltou a ocorrer e hoje e é preciso controlar isso, pois a sociedade toda é prejudicada”, afirmou.

Penalidades

“O Brasil tem estrutura jurídica extremamente rigorosa, mas temos que fazer com que toda essa estrutura política funcione, possa de fato punir quem merece ser punido. Temos que ter melhor desempenho funcional. O processo econômico hoje depende muito do desemprenho das instituições. O Brasil avançou muito, nas é preciso avançar mais”, frisou.

Eleição da ALEPI

“Não existe definição de apoio ao partido, apenas conversas individuais. Eu tenho uma visão da Assembleia Legislativa, e é necessário que passos sejam dados para manter a igualdade entre todos. É melhor que haja um acordo sobre o que fazer, e Fábio Novo é o nome que tem propostas de mudanças na ALEPI.



Clique e curta o portal Meio Norte no Facebook

Tópicos
SEÇÕES