Nesta terça-feira (20), o governador Wellington Dias criticou a burocracia para que os recursos dos empréstimos contraídos pelo governo junto à Caixa Econômica cheguem aos cofres do estado. O petista voltou a criticar a “forma rasteira” como o assunto tem sido tratado por grupos da oposição.
De acordo com o governador, a demora na liberação do dinheiro tem inviabilizado a continuidade de obras do governo em Teresina e no interior do Piauí.
“Nós temos um prejuízo a medida em que um recurso disponibilizado para o Piauí desde 19 julho do ano passado fica nesse ‘é hoje, é amanhã’ e fica demorando. Estamos falando de obras concretas, asfaltamento em Teresina, o elevado da Miguel Rosa, a adutora do litoral, então é o povo do Piauí quem perde, pela ausência desses recursos. Espero que a gente tenha bom senso para compreender que não pode as filigranas da burocracia, porque se respeita a legalidade, possa ser utilizada de uma forma rasteira para impedir a vinda de dinheiro para o povo”, afirmou o governador.
Na semana passada, uma auditoria do Tribunal de Contas Estado do Piauí apontou desvio de finalidade na aplicação dos recursos obtidos via financiamento junto à Caixa Econômica Federal em 2017. A auditoria foi realizada após a liberação de R$ 307 milhões referentes à primeira parcela de um empréstimo de R$ 600 contraído pelo Estado do Piauí. No mesmo dia, o governador fez um desabafo nas redes sociais criticando grupos políticos que estariam atuando para impedir que o estado receba os investimentos.
Nerinho garante apoio do PTB a Wellington Dias
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho, afirmou que os deputados estaduais da sigla pretendem permanecer na base do governador Wellington Dias, mesmo com a possibilidade de candidatura ao governo do ex-senador João Vicente Claudino.
O deputado estadual licenciado afirmou que o próprio João Vicente Claudino tem afirmado que irá respeitar a decisão da maioria do partido, caso ela seja favorável ao apoio ao petista.
“Nós queremos fazer com que o PTB faça parte da chapa majoritária do governo Wellington Dias, o senador João Vicente não tem mudado o seu discurso, pelo menos internamente para a gente ele tem dito que vai se filiar ao PTB, colocar o nome a disposição do partido para disputar a vaga de governo. Agora, como ele sempre fez, acata a decisão da maioria do partido, se o partido decidir que devemos ficar com o governador Wellington Dias, ele vai respeitar a decisão, pode até não acompanhar, mas, respeita”, afirmou.