Na edição do quadro Jogo do Poder dessa quarta-feira (09/01), no programa Agora, composto pelos jornalistas Amadeu Campos, Arimatea Carvalho, Efrém Ribeiro, Ananias Ribeiro e Samantha Cavalca, os profissionais explanaram sobre os principais pontos dos bastidores da política.
Hélio Isaías acredita em sua vitória e diz que deputados querem renovação
O repórter Efrem Ribeiro entrevistou o deputado Hélio Isaías, que afirmou que acredita na renovação na presidência da Assembleia Legislativa. "Estou em conversa com os parlamentares, conversando com todos os partidos e buscando o que o governador tem enfatizado, que é o consenso. Tudo é possível, são todos adultos, parlamentares experimentados, mas se não tiver consenso, vamos para a disputa, faz parte da democracia. O voto é secreto, cada parlamentar vai lá no dia depositar seu voto naquele que ele prefere para presidir a casa. Eu acho extremamente importante a renovação, não tenho nada contra o deputado Themístocles, ele fez um belo trabalho na Assembleia, mas acho que a alternância é importantíssima para a casa e é isso que defende a maioria daquela casa".
Amadeu Campos: O deputado Hélio está confiante de que haja consenso e não tendo consenso ele acha que ganha a disputa.
Arimatea Carvalho: Senador Ciro Nogueira disse que o deputado Hélio vai ter 20 votos, o João Madson disse que Temístocles vai ter 18 votos. A conta não está fechando.
Ananias Ribeiro: Teve encontro do Julio Arcoverde com João Madson, o deputado Júlio tem deixado claro que a candidatura é irreversível e que irá trabalhar pelo consenso, mas não abre mão da candidatura do Progressistas.
Nerinho afirma que João Vicente Claudino é favorito para presidir o PTB
Efrem Ribeiro também ouviu o deputado estadual Nerinho, que falou sobre a eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí e também sobre uma possível volta do deputado João Vicente Claudino para a presidência do PTB. "Eu quero ouvir a deputada Janaína, nós temos um compromisso de votarmos juntos, mas a minha posição pessoal é de votar no deputado Hélio Isaías. É uma tendencia do partido votar junto e vamos continuar na base do governo, nós queremos saber qual será a participação do PTB e vamos indicar o melhor nome para aquela área escolhida", afirmou. "Eu sempre disse que o PTB encolheu nessa última eleição, em 2014 elegeu cinco deputados estaduais, dois federais e um senador da República, agora só elegeu dois deputados estaduais. E isso foi falta de comando, e estamos fazendo o apelo para que o senador João Vicente Claudino volte a presidir nosso partido, ele é um homem democrático, sempre escuta o partido, ele pode até ter uma decisão pessoal, mas sempre acata a decisão da maioria. Não tem nenhum empecilho [para a volta dele à presidência], nós estamos é chamando, vai ficar muito difícil se o senador não vier para o comando do PTB de novo, a tendência do partido, se continuar como está, é encolher mais ainda, chegando a quase zero. Ele está apto a ocupar qualquer cargo majoritário, preparo e competência ele tem", disse.