HUT: Aparelho de Raio X quebra e pacientes ficam sem fazer exames

HUT: Aparelho de Raio X quebra e pacientes ficam sem fazer exames

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passou por várias obras de ampliação e melhoria da infraestrutura. Alguns meses depois, outros problemas foram encontramos. Desta vez, o aparelho de Raio X quebrou, deixando os pacientes sem realizar exames.

De acordo com o diretor geral do HUT, médico Gilberto Albuquerque, a manutenção é feita constantemente. “O nosso parque tecnológico é sempre mantido em manutenção, o que hoje é uma lei para que os hospitais públicos existirem os contratos de manutenção corretiva e preventiva. Aparelhos que realizam Raio X aqui, nós temos três fixos, 4 móveis e mais quatro arcos cirúrgicos”, disse.

Segundo Gilberto Albuquerque, o aparelho que deu problema é um que já estava na manutenção. “Nós temos uma grande quantidade aqui. Esse que deu problema hoje de manhã, já estava na manutenção preventiva e uma oscilação elétrica travou o outro, que é o reserva. Esse é responsável pela impressão do filme. Esse filme, no entanto, não é mais usado nem aqui e nem em outros hospitais. Hoje a gente distribui as imagens pleo computador”, disse.

Ela conta que no total são 13 aparelhos disponíveis. “Temos 13 aparelhos disponíveis. Nós temos aparelhos reservados, sobrando. Quando o paciente precisa levar a película, aquela chapa, não precisa ser de urgência, porque se fosse nós resolveríamos por aqui mesmo”, destacou.

Tópicos
SEÇÕES