As câmeras de monitoramento da Penitenciária Irmão Guido, na zona sul de Teresina, registraram imagens de um homem arremessando aparelhos celulares para o interior do presídio. O flagrante aconteceu nesta semana. Nesta quarta-feira (06), uma operação realizada no presídio frustou o plano de fuga de um grupo de detentos.
De acordo com o Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, o homem que arremessou os celulares no presídio não foi preso, no entanto, um grupo de pessoas foi preso na semana passada cometendo o mesmo crime. O secretário ressalta que a legislação é muito branda para este tipo de crime.
"Ainda na semana passada, outros criminosos que tentaram fazer esse tipo de episódio foram presos e encaminhados para a Central de Flagrantes. O que existe hoje é um vácuo na legislação que impede que esses criminosos sejam punidos de forma mais severa. Na prática, o que a gente observa é que ainda que eles sejam presos, logo são liberados. As vezes esses criminosos agem e já têm um plano de fuga, às vezes dá para a gente prender, inúmeras foram presas em agosto, e às vezes não dá, como foi o caso desse último”, afirmou.
Ainda de acordo com Daniel Oliveira, o presídio está em alerta máximo até a próxima segunda-feira (06) para evitar uma tentativa de fuga durante o feriado prolongado.
"Nós elevamos o nível de alerta da penitenciária para este período até a próxima segunda-feira e, além disso, já fizemos um contato com o comando da Polícia Militar para que outras ações preventivas e repressivas aconteçam a partir da Companhia do Promorar, que é aqui da região sul”, afirmou.