Incidência de moscas aumenta com o período chuvoso em Teresina

Incidência de moscas aumenta com o período chuvoso em Teresina

Com o período chuvoso, a proliferação de moscas aumenta e com elas também aumentam os riscos de doenças, as já conhecidas viroses. Atraídos pelo lixo, estes insetos acabam pousando em alimentos descobertos, transferindo bactérias.

"É muito ruim isso para as pessoas, porque a mosca é a transmissora de tudo quanto é doença, porque ela pousa em lixo e depois em alimentos, deixando as bactérias”, afirma uma dona de casa.

A principal orientação dos especialistas é o cuidado no armazenamento do lixo, já que as lixeiras atraem além das moscas, outros insetos que ameaçam a saúde da população. De acordo com a gerente de Vigilância e Saúde, Amariles Borba, o problema das moscas em Teresina é recorrente devido o baixo índice de saneamento básico da capital piauiense.

“As nossas dificuldades com as moscas é porque nós não temos nem 17% de saneamento básico no município de Teresina, então isso contribui para que fique água parada criando mosquitos e moscas. Muito detrito orgânico, fezes de todos os animais junto com galhos de árvores, folhas e isso forma o que nós chamamos de matéria orgânica em decomposição que serve de nutrição para as moscas”, afirmou Amariles Borba. 

De acordo com Amariles, a higiene doméstica é a principal arma contra as doenças causadas pela incidência destes insetos. "Nós precisamos ter uma intensidade maior na limpeza das mãos, em todas as idades, lavando da ponta do dedo até os cotovelos com água e sabão. Então, o que a gente chama de higiene doméstica é mais do que importante”, disse. 

Tópicos
SEÇÕES