Policiais Militares abortaram, na madrugada de sábado(21), uma tentativa de fuga na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. Dois suspeitos, Cícero Francisco e Josimário de Lima, naturais de Pernambuco, foram flagrados cavando um túnel de próximo ao muro da penitenciária.
De acordo com informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários, o túnel estava sendo cavado para realizar o resgate de um detento de nome “Wagner da Hilux”, acusado de homicídio e sentenciado a 24 anos de prisão.
“Duas pessoas foram presas. Elas estavam sendo investigadas e foram acusadas de praticar crimes e no decorrer das acusações, tiveram a oportunidade de falar que se tratava da construção de um túnel para resgatar um detento identificado como “Wagner da Hilux”, que é bastante perigoso”, afirmou Cleiton Holanda.
De acordo com o diretor de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça, tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, o preso que seria resgatado já foi transferido.
“Após todo o evento, os presos que são de outro estado foram levados para a Greco, que está realizando os procedimentos. O preso que ia ser resgatado foi retirado da Irmão Guido e levado para outro local mais seguro. Foi um trabalho em operação com Força Tática do Promorar e a Inteligencia da Polícia Militar. Essas pessoas, três acusados, estavam em uma residencia”, declarou.
Segundo o coronel, "Wagner da Hilux" possuí mais de 200 de prisão a serem cumpridos por vários crimes.
“Ele é foragido do sistema prisional de Pernambuco. Ele foi recapturado em Chapadinha, no Maranhão, em 2013, e no deslocamento na altura da cidade de Garanhões, ele conseguiu matar um dos agentes e conseguiu fugir. Ele acabou sendo preso e passou a responder por esse crime aqui e desde então vem tentado fugir. Ele responde por homicídio e estupro. Segundo conta, ele tem mais de 200 de prisão a serem cumpridos", disse.