Recentemente noticiários tem divulgado o aumento da criminalidade e violência em Teresina. As zonas norte e sul são identificadas como as mais violentas da capital.
São gerações perdidas por falta de políticas públicas de incentivo à cultura, educação e lazer. Os bairro São Joaquim, Nova Brasília e Mafrense, por exemplo, estão localizados próximo ao Parque Lagoas do Norte, porém a população reclama pela falta de incentivo à atividades que tire os jovens do mundo do crime ou que sejam agentes preventivos para esses jovens.
A maioria dos pais acredita falta incentivo à cultura, o que aumenta o número de jovens envolvidos com drogas e brigas entre gangues.
“ Eu acho que apenas o conselho dos pai não serve, os jovens precisam mesmo é de incentivo e educação”, disse Antônio Carlos.
“Acho que tudo dia devia haver prática do esporte aqui no Parque Lagoas do Norte”, declarou Regina Rocha.
O Parque Lagoas do Norte possui estrutura adequada para prática de atividades culturais e esportivas, porém faltam profissionais e eventos para promover essas atividades.
“Aqui poderia ter capoeira e um lazer, mas não tem. Eu acho engraçado é que lá na Potycabana tem tudo isso, eu acho que é porque lá é zona nobre e aqui é esquecido”, disse a dona de casa Luana dos Santos.
Além dos pais, os jovem também acreditam que a falta de lazer faz com que muitos caiam no mundo das drogas
O vigilante Francisco das Chagas Alves tenta manter uma escolinha de futebol com mais de 40 crianças no bairro, mas não tem apoio necessário para ampliar o número de vagas. O local não tem iluminação pública nem estrutura suficiente.
Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook