A Lei Maria da Penha completou em 09 anos de criação em 2015.
Com o objetivo de punir de forma mais severa agressores de mulheres a Lei ainda não conseguiu reduzir os índices.
Cerca de 92 mil mulheres foram assassinadas em todo o mundo nos últimos 30 anos de acordo com dados divulgados em 2014 pelo Conselho Nacional de Justiça. A violência contra a mulher é hoje uma das principais preocupações do país, que ocupa o 7º lugar no ranking mundial sobre os crimes praticados contra mulheres.
O Piauí registrou 2.5 homicídios para cada 100 mil mulheres. Há 9 anos, a Lei Maria da Penha revolucionou a legislação brasileira a favor das mulheres, os agressores no âmbito familiar ou doméstico podem ser presos em flagrante ou ter prisão preventiva decretada.
No entanto, mesmo com o advento da lei, os números registram crescimento de crimes contra mulheres. De acordo com Maria do Amparo, coordenadora NUPEVID (Promotoria que atua a favor da mulher em Teresina), “Nós temos nove vagas criminais aqui, dentre elas, o juizado de violência doméstica absorve 25%de toda a demanda criminal de Teresina”, disse.
Segundo Vilma Alves, Delegada da Mulher, o número também aumenta porque as mulheres não temem mais represálias ao fazer denúncias.
“A mulher não é mais aquela tímida, agora tem mais coragem, não é aquela que pedia para retirar as denúncias. Agora ela chega e até de a prisão”, declarou.