Margarete Coelho comenta a situação da Serra da Capivara

Margarete Coelho comenta a situação da Serra da Capivara

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, comentou, nesta quinta-feira (18), a situação do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, que sofre com a escassez de recursos e corre o risco de fechar

Margarete classificou como lamentável a situação do parque, mas destacou que o governo do Piauí está mobilizado para buscar uma solução para o problema. 

"É lamentável que o Parque Nacional da Serra da Capivara com a importância que tem esteja, volta e meia, passando por situações tão vexatórias quanto essa. Nós temos duas verbas que deveriam ter chegado ao Estado do Piauí e não chegaram por problemas burocráticos, o primeiro deles foi um valor que foi bloqueado da contas da União, através de uma ação civil pública, e esse valores não entraram porque expirou um convênio entro ICMbio e a Fundham", disse.

A vice-governadora afirmou que na próxima semana irá à Brasília, junto com o governador Wellington Dias, em busca da liberação de recursos para o parque junto ao Ministério do Meio Ambiente.

"Nós estamos indo à Brasília na terça-feira no sentido de que se refaça esse convênio para possibilitar que este recurso chegue o mais rapidamente possível. O ministro já informou que já foram liberados emergencialmente cerca de 1,5 milhão para o parque e é um dinheiro que servirá para quitar dívidas com o pessoal terceirizado, que já está há três meses com os salários atrasados", disse. 

Na última terça-feira (16) a arqueóloga Niède Guidon afirmou que o Parque iria fechar por falta de verba e que, se a situação não se normalizasse, iria entregar, junto à Unesco, o cargo de arqueóloga resposável pelo parque.

Confira a entrevista completa com a vice-governadora:

Tópicos
SEÇÕES