Os moradores do bairro Piauí, localizado em Parnaíba, no litoral do Piauí, ficam ilhados com as chuvas intensas. Três chuvas e o problema, que se repete ano após ano, continua afetando as famílias do bairro que é considerado um dos maiores da cidade. Na Rua Anhanguera, casas ficaram completamente alagadas e o moradores literalmente presos, sem poder sair.
Um idoso, identificado apenas como Antônio Silva, construiu uma mureta na entrada de sua casa, para impedir entrada da água e evitar maiores transtornos. Na última chuva, segundo ele, faltou apenas poucos centimilímetros para a água invadir sua residência. A própria entrada fica complicada.
O artesão José Veras conta que vários moradores já abandonaram suas casas em plena madrugada. “Nessa situação que se encontra, se continuar chovendo, vamos morar onde? Uma família todinha, por volta de 3 da manhã, ficou ilhada e saiu de casa”, revelou.
O município chegou a implementar um projeto de bombeamento da água para uma espécie de reservatório. Os moradores, no entanto, reclamam que as bombas sempre apresentam problemas. Com isso, a demora da manutenção e o elevado volume de água, propiciam para que o problema se repita a cada inverno.
“Colocaram umas bombas que vão para um local, onde já se encontram cheias. Eu não sei o que fazer”, disse.
A Secretaria de Defesa de Parnaíba, por meio de uma nota, informou que realiza manutenção dos equipamentos.