O município de Gilbués está localizado à 742 Km de Teresina e, segundo a população, tem aumentado em índices de criminalidade e violência. Na manhã desta terça-feira (10), um grupo de moradores do município esteve na Sede do Sistema Meio Norte de Comunicação para pedir ajuda das autoridades de segurança pública contra o aumento da criminalidade no município.
Eles afirmam que a tranquilidade que antes existia na cidade, hoje foi substituída pela insegurança. Na cidade apenas 2 policiais militares e 2 civis agem contra criminosos, sem prédio próprio para Distrito Policial.
No início de 2015, a população da cidade bloqueou a principal rodovia da cidade, PI-135, por 9 horas e foram ouvidos pelo prefeito do município.
“Fomos ouvidos pelo prefeito, mas depois ele tentou nos calar. Estamos em uma situação caótica. Muitos moradores de Gilbués estão abandonando suas casas”, disse Jordan Figueredo.
“Estamos aqui com o apoio da população para pedir ajuda. Recentemente um assalto a bancos aconteceu e são registrado cerca de 2 assaltos por dia”, disse Rafael Reis.
Eles e demais moradores de Gilbués ameaçam realizar novo bloqueio caso não haja manifestação do poder público sobre o caso.