A avenida Duque de Caxias, localizada na zona Norte de Teresina, amanheceu cheia de entulhos após manifestação ocorrida na tarde de ontem, segunda-feira (11). Cansados com a situação de desconforto e prejuízos à saúde devido obra de mobilidade urbana inacabada na avenida, muitos moradores se uniram para exigir providências e queimaram pneus durante o protesto.
O fluxo de veículos na avenida é intenso e os prejuízos vem para todos. A demora na conclusão das obras dos Terminais de Passageiros, realizada pela Prefeitura de Teresina, se arrasta há quatro meses e interfere na rotina de quem trafega ou vive no local. A obra tem prazo de um ano para ser concluída.
“Já que não existe dinheiro para terminar essa obra, por que colocam essa sujeira aqui?”, questiona um morador. “Está difícil e tem a questão da manutenção do carro, então fica difícil para podermos passar por aqui por conta da poeira que fica incomodando todo mundo”, reclama uma outra. “Bastante poeira, e aqui em casa é toda hora limpando com um pano molhado e passando nas coisas”, diz uma dona de casa.
Já um outro morador, que também participou da manifestação, conta que não aguenta mais tanta demora e problemas ocasionados pela construtora responsável pelas obras.
“A construtora ganhou ao mesmo tempo licitação de três obras, aquela avenida que vai sai lá no Nova Teresina, ali no balão que vai para União, e ontem eles tiraram as máquinas e foram para Av. São Francisco, no Dirceu. Ela [construtora] não dá conta de construir uma obra, então como quer pega três obras?”, questiona.
Em nota, a Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) informou que toda obra causa transtorno, mas que se faz necessário para mobilidade urbana da cidade. A Strans pede paciência por parte dos moradores e diz que já solicitou um carro pipa para molhar o trecho e, assim, reduzir a poeira que está causando doenças respiratórias. Sobre o asfaltamento, a Strans informou que vai iniciar ainda nesta semana.