Mototaxistas divergem a respeito da mudança da cor padrão de suas motocicletas
O Sindicato Municipal dos Mototaxistas pede a mudança da cor amarela das motocicletas para a cor branca.
Segundo informações, essa foi uma decisão acertada entre membros da categoria, representantes da câmara municipal de Teresina e da Prefeitura através da Strans. O motivo da mudança seria a renovação da frota e a redução de gastos com nova pintura.
“Para nós, com a nova padronização só temos a ganhar. Porque vamos comprar nossas motocicletas diretamente da fábrica, vamos ter uma ganho muito grande. Mas o que está acontecendo também é que o Sindicato Estadual é sempre a favor da clandestinidade, é por isso que ele está procurando dividir a categoria, porque quando divide você perde força”, disse Ricardo da Costa, presidente do Sindicato dos mototaxistas de Teresina.
Por outro lado, o Sindicato Estadual alega não ter sido convocado para a discussão. Para eles, a mudança é considerada medida absurda e desnecessária e vários abaixo assinados já foram feitos para impedir a mudança da cor padrão. A categoria foi até a câmara municipal para pedir o veto da decisão.
“Nós vamos recorrer a todos os meios necessários para barrar essa decisão. Porque o Ministério do Trabalho é bem claro na questão dos direitos do trabalhador, esses acordos coletivos tem que ser tomados com o consentimento da categoria, a não ser que haja um clamor da população solicitando a mudança de cor e até agora ninguém apresentou nada relacionado a isso, ao contrário, nós vamos provar que eles estão errados”, disse o mototaxista Antônio Moura Fé, presidente do sindicato dos mototaxistas do Piauí.
Nem todos os mototaxistas foram orientados sobre a mudança da cor das motocicletas, mas a população já tem sua opinião.
“Prefiro a cor amarela porque já sabemos que é mototaxista”, disse um usuário.
A discussão será realizada em uma audiência pública, até que haja uma decisão final.