Pacientes renais crônicos entram na justiça para receber medicação que deveria ser gratuita

Pacientes renais crônicos entram na justiça para receber medicação que deveria ser gratuita

O drama dos portadores de doenças renais crônicas se agrava pela falta de medicamentos pacientes que fazem hemodiálise e transplantados precisam recorrer à justiça para conseguir remédios que deveriam ser distribuídos gratuitamente.

Jardiel Reis vive há 12 anos com um rim doado pela mãe, apesar de ser transplantado, Jardiel necessita de medicamentos para manter a saúde pós cirúrgica.

 


De acordo com a medicina, a sobrevida de um paciente que faz hemodiálise varia de 10 a 15 anos. Esses portadores de doenças renais crônicas podem melhorar a qualidade e tempo de vida por seguir a risca o tratamento de saúde e tomar os medicamentos com regularidade.

Emerson Alves, outro paciente renal crônico,sente muita dificuldades quando não toma a medicação recomendada em seu tratamento.


“Quando não tomo os remédios, me sinto muito cansado, sem disposição e isso me prejudica em meu trabalho”, disse Emerson Alves.

Profissionais da saúde afirmam que para manter um bom tratamento os pacientes precisam dessa medicação. Segundo o Ministério da Saúde, a compra e repasse desses medicamentos deve ser solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que desde quarta-feira da semana passada, não falta nenhum medicamento para pacientes renais e os que estavam faltando são de inteira responsabilidade do Ministério da Saúde.

 

 

Por: Fabrize Lima

Tópicos
SEÇÕES