Na manhã desta sexta-feira (16), agentes da Polícia Federal e da Polícia Militar acompanharam um oficial de justiça que fez a reintegração de posse em uma área ocupada na zona sudeste de Teresina. Ao todo, 46 famílias foram retiradas da área.
A área fica localizada próximo ao pátio de manobras da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) e pertence à União. Os moradores ocupavam a área há dois anos.
Apesar de sairem pacificamente, os moradores lamentaram a decisão judicial. “Um presente de Natal desses, já pensou? Todo mundo desabrigado, com chuva”, disse um dos moradores.
A decisão judicial que determinava a desocupação havia sido proferida em abril, mas, somente em dezembro foi possível executar a reintegração de posse.
"A ordem já foi cumprida uma vez, eles retornaram. Esse terreno é da União e eles conseguiram mais uma vez uma liminar em abril e desde abril que a gente vem conversando com eles para ver o que podem conseguir e, infelizmente, até hoje não conseguiram nada”, explicou a major Júlia Beatriz.